O futuro da indústria

O futuro da indústria

A digitalização está em toda parte. Telefones celulares estão cheios de aplicativos em rede, os automóveis estão se transformando em computadores que podem ser dirigidos, geladeiras que avisam seu telefone celular quando seu estoque está baixo e não poderíamos imaginar a vida sem compras on-line.

Mas a digitalização afeta mais do que simplesmente os clientes finais – ela afeta a indústria também. A digitalização da indústria de fabricação é um tópico de interesse mundial – na Alemanha, o conceito é conhecido como “Industria 4.0”.

Novos produtos devem ser levados ao mercado em períodos de tempo ainda mais curtos. Os clientes exigem produtos que atendam a suas necessidades específicas. Mercados em rápida mudança pedem um nível crescente de flexibilidade. E o constante desejo de aumentar a eficiência significa tempo de desenvolvimento e uso eficiente de recursos e energia cada vez menor.

Tudo isso sem perder a qualidade – ou até mesmo melhorar a qualidade em alguns casos. Empresas que querem ser bem-sucedidas no futuro estão buscando as oportunidades fornecidas pela digitalização agora. A digitalização promete custos menores, melhoria na qualidade de produção, flexibilidade e eficiência, menor tempo de resposta para solicitações de clientes e demandas do mercado, e também abre áreas de negócios novas e inovadoras. Independentemente do setor ou do tamanho da empresa, por esses motivos, é fundamental que todos os tomadores de decisões invistam no futuro hoje. A boa notícia é que já existem soluções para a “Empresa Digital”.

A empresa digital já é uma realidade

Para aproveitar todos os benefícios da digitalização, as empresas precisam, primeiramente, alcançar uma integração de ponta a ponta de seus dados. Isso exige a integração do software e automatização industrial, a expansão das redes de comunicações, segurança na área de automação e o uso de serviços industriais específicos de negócios. Empresas digitais podem então gerar uma representação digital de toda a sua cadeia de valor.

Esse modelo de dados – o “gêmeo digital” – torna possível encontrar e otimizar ideias no mundo virtual, possibilitando que ideias se tornem realidade de maneira muito mais rápida. Essa indústria de processo necessita de plantas para permanecer estável e operar sem interrupção por décadas, ao mesmo tempo em que mantém o máximo de eficiência energética. A qualidade do produto não deve flutuar de modo nenhum em toda a vida útil de serviço da planta.

Essas empresas podem beneficiar-se da simulação, dos testes e da otimização de processos e plantas antes do funcionamento no mundo real. Reunir e avaliar dados dinamicamente torna possível monitorar e redefinir processos constantemente. O feedback do processo de produção e dos clientes finais pode ser incorporado para futuras melhorias. A integração de dados de ponta a ponta também permite a manutenção preditiva, que ajuda a evitar trabalho de manutenção desnecessário e tempo inoperante da planta. Na indústria de fabricação, as empresas precisam responder de modo flexível e eficiente às solicitações individuais de seus clientes.

O fator essencial é fazer os produtos desejados chegarem ao mercado da maneira mais rápida e simples possível e com o menor preço possível. A digitalização deve ser considerada holisticamente, porque colocar o foco somente na automação não é mais suficiente. A base de dados compartilhada, abrangente precisa se estender do design do produto até o planejamento de produção, a engenharia, a produção e os serviços, e também incorpora os fornecedores e clientes.

A experiência adquirida ao longo de toda a cadeira de valor volta então para os processos de design e desenvolvimento. Esse ciclo permite que as empresas de fabricação e os engenheiros mecânicos se beneficiem de todas as vantagens oferecidas pela digitalização.

Quatro elementos centrais para criar a empresa digital

  • Software e automação industrial

O software precisa ser harmoniosamente integrado aos componentes de automação porque não é mais suficiente apenas otimizar o processo de automação. Apenas software inteligente torna possível mais melhorias na produção.

  • Comunicação industrial

As redes de comunicação industrial devem garantir não só que as máquinas se comuniquem umas com as outras, mas também que todos os dados relevantes possam ser compartilhados com o nível de administração e outros locais. Os sistemas de identificação aumentam a transparência e a eficiência da cadeia completa de abastecimento e produção.

  • Segurança industrial

Uma segurança mais forte é necessária no processo de automação, porque a rede aumentada abre novas frentes para ciberataques.

  • Serviços da indústria

Serviços industriais específicos do negócio oferecem novas oportunidades para liberar potencial oculto e aumentar o desempenho de máquinas e equipamentos da planta.

O cenário da energia

Com a crescente e constante mudança na variedade de métodos de geração de energia, além de novos desenvolvimentos em distribuição de energia, armazenamento e consumo, o cenário da energia está se tornando cada vez mais complexo. Vários pequenos produtores de energia renovável, por exemplo, complementam o quadro familiar de grandes usinas geradoras.

Isso, por sua vez, exige “redes inteligentes” para tratar da flutuação na alimentação de entrada. Deixe-nos conduzi-lo em uma jornada por meio de todo o cenário da energia e de suas muitas interdependências.

O futuro da indústria é digital

Big Data: Até 2020, a quantidade de dados no mundo todo aumentará para 44 zettabytes com 10%atribuídos à Internet das Coisas O ciclo de vida de produtos diminuiu em 25%. Novos produtos devem ser desenvolvidos e lançados mais rápido Segundo 52% dos CEOs do mundo, espera-se que a digitalização transforme a indústria.

One thought on “O futuro da indústria

  1. Backlinks says:

    Me chamo Roberto, gostei muito do seu site e conteúdo,
    e até salvei aqui nos Favoritos para ler com calma outras
    postagens depois. Quero saber se Vocês aceitam parcerias
    para troca de Backlinks para aumentar as suas visitas reais?
    Se tiver interesse em melhorar seu posicionamento e o
    número de visitantes com Tráfego Orgânico, entre no meu
    site tambem (TrafegoParaSite.Com.Br) e Cadastre-se
    Grátis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda? Converse Conosco